quarta-feira, 14 de março de 2018

O tesouro dos Jesuítas


O TESOURO DOS JESUÍTAS
O imaginário coletivo alimentando caçadores povoeiros na costa do Ibicuí!
Prof.º Paulo Santos
Um dos assuntos que mais aguça a curiosidade popular são os tesouros enterrados, os famosos “enterros”! Um misto de fantasia, exageros, doses homeopáticas de realidade e muito misticismo. Receita perfeita para os amantes dos causos e entrecausos. E entre esses fantasiosos relatos, um transcende a todos pelo inusitado de sua construção épica e folclórica – o Tesouro dos Jesuítas!
 A Ordem dos Jesuítas foi proscrita da América e a Carta Régia de 13 de setembro de 1759 expulsava do reino do Brasil a Companhia de Jesus. O decreto previa que os bens desses religiosos seriam incorporados ao fisco real e revertidos à Coroa Imperial Brasileira.
As fontes daqueles períodos indicavam que esta irmandade juntou um patrimônio extremamente elevado, constando inclusive muito ouro, prata e joias, alfaias das igrejas, mobiliários, propriedades etc.
E nessa esteira surgem as versões a tesouros escondidos quando da expulsão da Ordem desse continente. As incidências sobre tais fatos são infindas. Descrição de tesouro em diversos lugares do Rio de Janeiro, na Bahia, em Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Sul. E aqui chegamos!
O mais expressivo caso – o Tesouro dos Jesuítas no campo dos Barbosa, em Itaqui, RS.
Inúmeros pesquisadores ocuparam-se desse tema. Entre eles, destaco nosso dedicado historiador Jesus Pahim, inclusive com um livreto de lendas onde trata do tema. Além dele, o ilustrado escritor Milton Braz Rubin em sua última obra, dedicando expressivo espaço para tal.
Um documento assaz significativo encontrei na Biblioteca Nacional, no link da Hemeroteca Digital. Trata-se da edição número 051, ano de 1955, da Revista O Cruzeiro, do Rio de Janeiro, que nas páginas 38 a 42, traz a interessantíssima reportagem intitulada “O TESOURO DOS JESUÍTAS. Às margens do Ibicuí, enterrado há quase meio século,” Texto e pesquisa de Leoni Machado.
Ali temos uma cobertura singular de algumas expedições empreendidas no sentido de desenterrar esse fabuloso tesouro. É sabido que o sr. Carlos Teles, de Porto Alegre, alguns anos antes de 1940, teve conhecimento de um pergaminho e um mapa que indicava a existência do tesouro dos jesuítas, numa curva do rio Ibicuí, nos campos da família Barbosa, em Itaqui.
O Jornal Correio do Povo, de 1972, elabora e traça a história desse aventureiro nos campos dos Barbosa.
A revista O Cruzeiro, sabendo disso, organiza a cobertura de tão destacada notícia alguns anos mais tarde. Sabe-se que a busca por este tesouro durou décadas e décadas.
Pois, a Revista narra as aventuras engendradas por este senhor junto com os proprietários das terras, no caso o sr. Bolivar Barbosa, filho de Marciano Barbosa e irmão de Togo Lima Barbosa (pai do Dr.º Marco Aurélio Barbosa, residente em Itaqui). Uma equipe de reportagem veio a Itaqui em 1955 e cobriu algumas escavações. Utilizaram detector de metais, empregaram mais de cem homens, cavaram centenas de buracos e nada do tesouro.
Aquele meio de comunicação, em dado momento declara:
“Comentários feitos por alguns espíritas os quais afirmavam que o tesouro era guardado pelos espíritos dos índios que tinham sido enterrados com ele.”
O tesouro teria sido enterrado numa curva do rio Ibicuí, no centro de um triângulo formado por pedras distando cem passos entre cada uma. No pergaminho encontrado nas escavações da igreja jesuítica de Yapeju por alguns operários, datado de 1775, constava que havia um baú com objetos da igreja, algumas caixas contendo novecentas e noventa barras de ouro e uma caixinha  com pedras preciosas.
O cálculo disso em 1955 beirava a duzentos milhões de dólares.
Isso atiçou a cobiça de muita gente. Até empresa, em Porto Alegre, foi formada para explorar tal área. Quando começaram os trabalhos para construção da ponte do rio Ibicuí (por volta de 1887), consta que até os ingleses andaram cavando atrás do ouro. Os funcionários descobriram e foi uma agitação total – todos queriam descobrir o tesouro.
Mas....nada...buracos e mais buracos...os guardiões não deixaram ninguém chegar perto de tanta riqueza.
Ou será que havia tudo isso?
É a lenda! A transfiguração do real, o fomento ao imaginário coletivo e o desejo impulsivo da riqueza  em tarefas épicas e mirabolantes. Ninguém consegue. Ninguém conseguirá! Nesse mesmo rio há a lenda de que um sino de tamanho descomunal, dos jesuítas em fuga, teria caído no rio Ibicuí, com a boca para baixo. Um padre de Itaqui, o francês Leon Blondet, junto com o fazendeiro Marciano Barbosa tentaram tirar esse sino do rio com várias juntas de boi. Conseguiram?
Não. Ninguém consegue! 
A lenda só é lenda porque fica no imaginário coletivo. É o fermento que alimenta as rondas campeiras, a beira dos fogos de chão, das lonjuras das carreteadas, do trote em silêncio dos gaúchos nos hermos das amplidões e na prosa galponeira da gente desse tempo.
Nada além disso! ..mas bem que uma dessas barras de ouro nos ajudaria bastante!!!



13 comentários:

  1. 100 passos entre cada uma das pedras, no centro? Acho que não. As pedras de marco, sofreram danos e até erosão e outras retiradas para não se localizar facilmente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que as informações de um passado tão distante carecem de maior fidelidade. Acredito que tais relatos ficam mais no plano do imaginário, da lenda do que propriamente de fontes verídicas. Acho improvável a Companhia de Jesus desvencilhar-se de um patrimônio desse, simplesmente enterrando num lugar ermo, para recuperar quando?? Descrevo como recebi tais referências, mas, com certeza, vale apenas como história...simplesmente...

      Excluir
  2. Parabéns Prof Paulo Santos! São raras as publicações sobre a história do Itaqui o que reveste as suas publicações de um valor excepcional ! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tenho as 3 pedras. Meu pai retirou. Segundo ele recebeu um sonho da localização e sabe onde está o tesouro. Mas tb soube das almas que guardao o tesouro protegido e não faz questão de retirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Interessante teu comentário, mas ainda não temos informação concretas de que alguém tivesse chegado próximo deste tesouro. Apenas ilações, mas fatos concretos ainda não..ou será que este tesouro é pura lenda??? O que dizes faz parte de quase todos os relatos...há um proteção espiritual deste suposto tesouro...mas é um tema instigante...

      Excluir
    3. Lorenzo, estamos trabalhando em um projeto que trata do legado dos Jesuítas em nossa região, e pergunto se há como enviar as fotos das pedras para registro histórico e para constar em nosso projeto. Se puderes enviar, por favor, envie para o e-mail: lhjunior10@gmail.com. Obrigado.

      Excluir
    4. Que legal, Lorenzo. Poderias encaminhar fotos para que fizéssemos o registro histórico? Ou nos indicasse onde elas estão para registro, pois pretendemos nos próximos anos otimizar um museu na cidade.

      Excluir
  4. e o mistério aumenta ainda mais, pois recebi informações de que a localização não seria neste local mas muito longe dali subindo o Uruguai. Agora, estas pedras pelas informações, seriam enormes, ...como, então, o nosso leitor diz que tem as mesmas???interessante!! Vamos compartilhar as informações, Lorenzo carvalho lorenzoni.

    ResponderExcluir
  5. Segundo estudos que eu fiz, esse tesouro se encontra proximo a cidade Manoel Viana

    ResponderExcluir
  6. Uns dizem que estaria próximo de Santa Catarina, outro leitor fala que estaria em Manoel Viana. Talvez não seja o mesmo tesouro - talvez nem tenha tesouro algum. O imaginário mexe com a curiosidade humana, criando cenários mentais e projeções mirabólicas.

    ResponderExcluir
  7. Aqui no Rio de Janeiro também se falou na riqueza dos jesuítas. Mas nada foi encontrado. A riqueza deles era a educação e a produção. Esta que os paulistas destruíram tanto no Rio Grande quanto no atual Paraná. A propósito, o Tagliaferro, comerciante no bairro da Chácara, me falou há muitos anos que alguém chegou num lugar e estariam só os baús vazios!

    ResponderExcluir

O Minhocão de Itaqui

                        O Minhocão de Itaqui:   o limite entre o real e o imaginário ! Prof.º Paulo Santos O limite entre o real e o ima...