quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Dr.º Roque Degrazia

    Dr.º Roque Degrazia
A lembrança de um médico humanitário e político influente
Prof.º Paulo Santos

Uma das figuras mais populares e efetivas da história itaquiense é, sem dúvida, o Dr. Roque Degrazia, embora nem sempre reconhecido por boa parte da comunidade. Eu creio que isso se deve ao desconhecimento, pois Itaqui sabe ser grata a quem fez algo por ela. E o Dr. Roque soube cumprir esse preceito.
Dr. Roque era filho do casal de imigrantes italianos Antônio Degrazia e Felícia Risso Degrazia. Seus avós paternos eram Pascual Degrazia e Angélica Sacramento e os maternos, Leonardo Risso e Margarida Rosello. Nasceu em 17 de maio de 1884, em Itaqui, RS. Teve como irmãos: Helena Degrazia casada com Manuel Rodrigues Palmeiro, Paschoal Degrazia com Eliza Caldeira Degrazia (neta do Coronel Felipe Nery de Aguiar) e Salvador Degrazia, faleceu solteiro.
Da Itália vieram seu pai Antônio e o irmão deste, Salvador Degrazia, que se casou com a argentina Leontina Orengo Degrazia.
Tornou-se médico, entretanto sua atividade pública foi intensa. Foi prefeito municipal nos períodos de 1924 a 1928, de 1932 a 1034 e de 1935 a 1937.
Foi eleito deputado à Assembleia Estadual em 1931. Líder da bancada majoritária e presidente nas Comissões Constitucional e de Orçamento.
Foi cônsul honorário do Brasil, em Alvear, República Argentina, em 1948.
Casou com a uruguaianense Ourinho Paim Degrazia com quem teve uma família numerosa, entre eles vale destacar o médico conhecido e lembrado, Dr. Humberto Paim Degrazia.
Dr. Roque Degrazia era um médico humanitário que costumava não cobrar de quem não pudesse e atendia de forma indiscriminada a todos. Corre uma lenda de que o Dr. Roque quase não cobrava nada de quem não podia, ou mesmo quem podia. Os comerciantes da cidade não o deixavam pagar nada. Muito do que ele comprava não era cobrado, como forma de retribuição ao belo atendimento que ele prestava a quem precisava.
Tanto empenho e dedicação ao trabalho comunitário lhe granjearam simpatias múltiplas, que mais tarde virou homenagem através do batismo da Escola Estadual Dr. Roque Degrazia, o conhecido Colégio Polivalente.

Era o mínimo que podia fazer diante de uma vida pública tão intensa e tão produtiva.

3 comentários:

  1. Um raro cidadão de nosso município. Um humanitário com firmes ideais. Paulo, o homenageado este ano na semana farroupilha de Itaqui será Orlando Jorge Degrazia, não sei se sobrinho ou qual parentesco tem com o Dr. Roque, tu sabe alguma informação dele. Sei que foi um dos idealizadores junto com Paixão Cortes do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou Denise Silveira Melo, filha de Luiz Barcellos de Mello, filho de Ida e Minus, meus avos, gostaria de encontrar meus parentes e conhecer melhor nossa historia! Com quem posso falar? Meu e-mail é denizzi2002@hotmail.com...por favor, entre em contato comigo e me de um telefone que eu possa ligar! Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Sou neta do Dr. Roque. Agradeço muito por resgatar e compartilhar um pouco dessa história com o púbico.

    ResponderExcluir

O Minhocão de Itaqui

                        O Minhocão de Itaqui:   o limite entre o real e o imaginário ! Prof.º Paulo Santos O limite entre o real e o ima...